Bem-vidos ao blog

Blog da escola 7 de novembro alexandria - RN

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O DESABAFO DE J. GOMES COM TODA RAZÃO

RETIRADO DO BLOG DO J. GOMES
Nos dias 10 e 11 próximo passado aconteceu o primeiro evento cultural pós inauguração da Casa de Cultura de Alexandria. Depois do grande sucesso em quase todas as regiões do país, o filme alexandriense Inácio Garapa, Um Matuto Sonhador, continua a saga com o lançamento do novo filme “Inácio Garapa, Um Matuto Sonhador 02. O Retorno”.

Diante da grande repercussão do primeiro filme, que levou o nome de Alexandria tão longe, onde jamais algo acontecido neste município foi tão propagador, esperávamos que superasse todas as expectativas de público e participação. Ledo engano.

É bom que os Senhores representantes do povo, percebam o que está acontecendo com a nossa cidade, morta culturalmente. Mostrem-me algum projeto cultural apoiado pelas autoridades constituídas ou não? O que se vê são jovens vivendo no ostracismo do alcoolismo e nas drogas. Somente o projeto Inácio Garapa, feito basicamente com recursos próprios, privado da obrigação do Poder Público de contribuir com essa cultura, repito: vez que o filme já mostrou a sua grandiosidade e se constitui no maior propagador deste município Brasil afora e até no exterior, pois o primeiro filme foi veiculado na integra na internet por admiradores, é uma realidade. Jamais ou outro evento foi tão vultoso como esse, nem o carnaval de Alexandria propaga a cidade tão longe. Que alguém prove o contrário. Mesmo assim, não se vê nenhum reconhecimento oficial pelas autoridades constituídas.

O que mais lamentamos foi à ausência quase que total daqueles que tinham a obrigação de valorizarem, pelo menos com suas presenças, esse projeto grandioso. Da esfera Executiva, apenas a vice-prefeita Jânia Fernandes, da esfera Legislativa, nenhum dos Senhores representes do povo. O presidente da Casa, vereador Chiquinho Pires, antecipadamente informou que iria viajar, mas que faria esforços para chegar a tempo da estréia. O vereador Edilberto Oliveira teve a dor de perder a sogra, os demais Senhores foram omissos e desleixosos com o evento tão significante. Com certeza tinham outros compromissos mais importantes.

É lamentável a falta de compromisso e valorização com a cultura desta terra. O projeto Inácio Garapa foi idealizado por mim, mas não esqueçam que envolve mais de 30 pessoas, simples, trabalhadores comuns, que hoje desenvolvem um trabalho cultural admirados em quase todo o país. O projeto Inácio Garapa pode parecer pequeno diante das condições com que realizamos o trabalho, mas se torna grandioso pela dimensão que tomou além dos limites deste município. É tanto que a Inter TV Cabugi realizou uma matéria sobre o filme de cerca de 07 minutos em horário nobre, no Bom Dia RN, algo que só é feito quando o evento tem um grande significado. O repórter Carlos Adams ficou tão encantado com o projeto que guardou a matéria durante uma semana para ser apresentada ao vivo, quando o link da TV foi instalado na segunda-feira (12) no município. Mas, aqui em Alexandria, parece que o projeto Inácio Garapa se constitui um evento cultural dos mais simples, pelo descaso das autoridades.

Me desculpem a franqueza, mas os Senhores foram de uma ausência imperdoável, destoante com tudo o que pregam na Tribuna desta Casa. Não com a minha pessoa particularmente, mas com todos aqueles que não são valorizados financeiramente e deixam as suas famílias nos finais de semana para produzirem o maior evento cultural que essa cidade já viu. Já houve muitos eventos de relevante importância no município, mas nenhum tomou a proporção, repito, extra município, que nem o Inácio Garapa tem expandido.